Pré e Pós- Operatório de Cirurgia Bariátrica

19 de junho de 2016

Acompanhei muitas histórias de Cirurgia Bariátrica no consultório e todas elas significaram muito mais que uma mudança no peso e no corpo das pessoas, mas o início de uma vida nova com muito mais interação do que antes da cirurgia.

Para que a cirurgia tenha sucesso é necessário que se faça as pazes com a comida e para se chegar a este estágio é preciso analisar se existe compulsão alimentar, onde é constatado que existe na maioria dos casos. Os médicos que realizam a Cirurgia Bariátrica hoje exigem um Laudo Psicológico atestando que o paciente tem condições psicológicas de fazer a cirurgia.

Se a compulsão alimentar não for tratada antes da Cirurgia Bariátrica, ela pode ser substituída por outra compulsão, seja pelo álcool, drogas ou compras. Além do cuidado com o pré- operatório, o acompanhamento no pós-operatório é indispensável, pois quando o paciente começa a ingerir alimentos sólidos ele pode ser perder nas quantidades e voltar a ganhar peso. É uma grande adaptação, e o objetivo é realmente comer por fome e não por ansiedade.

Acho maravilhoso observar pessoas que praticamente renasceram depois da Cirurgia Bariátrica, já vi casos onde ser magro só foi possível depois da cirurgia, pois foram indivíduos obesos desde a infância. Muitos sofreram com preconceitos e baixa autoestima na infância e adolescência. Infelizmente vivemos em uma sociedade onde a imagem corporal é extremamente valorizada, mais do que se deveria.

Acho importante inclusive realizar um trabalho terapêutico de Habilidades Sociais no pós-operatório, devido às mudanças na vida social de quem vai realizar a Cirurgia Bariátrica. As demandas sociais e afetivas tendem a aumentar bastante depois da cirurgia, o que é ótimo e trás um novo brilho no olhar dessas pessoas que às vezes passaram uma vida trancafiadas nos seus corpos obesos.

Para encerrar, é preciso deixar claro que algumas pessoas tem sobrepeso, não tem problemas de saúde e se aceitam assim. A Cirurgia Bariátrica é indicada quando a pessoa é obesa, apresenta problemas de saúde e já tentou vários métodos de emagrecimento sem resultados positivos a longo prazo.