Orientação Vocacional

19 de junho de 2016

Acho de suma importância à realização da Orientação Vocacional nas pessoas que desejam saber qual a profissão onde mais sua personalidade e habilidades se encaixam. É aquele velho ditado quem não faz Orientação Vocacional e começa um curso ou mais e larga porque não gosta passa pela situação onde “o barato sai caro”.

Você tenta economizar com o Psicólogo, mas o preço de pagar parcelas da universidade ou mudar de cidade para fazer um curso errado sai muito mais caro. E eu disse apenas da questão financeira, mas o mais complicado é lidar com as expectativas da família e da sociedade que cobram muito quando alguém desiste do curso escolhido.

Considero que com 16 ou 17 anos poucas pessoas tem o real discernimento do que nasceram para fazer o resto de suas vidas. É uma decisão muito séria e a pressão de escolher certo é maior ainda. Com a insegurança política que o nosso País atravessa é maior ainda o desafio. Por isso considero a Orientação Vocacional essencial para todos, mesmo quem fala que já sabe o que quer.

Já atendi jovens que afirmavam querer determinado curso e no final do processo percebiam que estavam influenciados por familiares e amigos que gostavam muito. Por isso a Orientação Vocacional com que trabalho vai muito além de apenas se aplicar um Teste Vocacional. É preciso fazer uma análise profunda da história de profissões da família e amigos, das ilusões do mercado de trabalho e das reais possibilidades de mudar de cidade se o curso pretendido é em outra localidade.

Outra questão interessante é que nunca é tarde para mudar de profissão se você está infeliz na sua. Atendo muitas pessoas formadas que escolheram errado e estão infelizes com seu trabalho. Quem disse que você precisa ficar o resto da vida fazendo a mesma coisa? Isso também é uma questão importante, sair da zona de conforto e experimentar a sensação de fazer exatamente a atividade que melhor suas habilidades se encaixam e tirar o peso de acordar todos os dias  para fazer algo que não gosta.

Esse momento da escolha profissional eu considero um dos mais importantes na vida. Os pais podem estar auxiliando os filhos nesta questão e o melhor caminho é realizar uma Orientação Profissional que vai muito além de se aplicar um Teste Vocacional.